terça-feira, 28 de julho de 2009

O menino e o muro de Sonia Junqueira


O Menino e o muro....

Trabalho realizado com a turma 1302 EM ANDRADE NEVES - 2009


Levei o livro para a turma e li para eles durante a leitura compartilhada. Como percebi que eles gostaram muito da história e sempre solicitavam para ler, resolvi torná-lo mais significativo para eles. A minha turma está em processo de alfabetização, mesmo no terceiro ano de escolaridade, por isso tenho feito diversas atividades para mostrar aos alunos o quanto a leitura pode ser prazeirosa.


No primeiro momento li o livro com eles novamente e escrevi pequenas frases do livro em faixas grandes para que os alunos pudessem ler e ordenar a história. Em seguida, fizemos uma lista com as coisas que o menino desenhou no muro.


No segundo momento solicitei que os alunos se dividissem em grupos de cinco integrantes. expliquei que cada grupo iria receber tintas e pincéis para pintar o papel 40kg como se fosse um muro. Durante a aula eu retirava um grupo da sala e orientava novamente o trabalho dando-lhes o material necessário para executar a tarefa.


Confesso que não imaginei que fosse dar tão certo. Os alunos se ajudaram, conversaram, combinaram como fariam os desenhos, onde desenhariam, e para meu espanto não houve nenhuma confusão. Era possível ver no rosto dos meus alunos o quanto aquele momento foi significativo. E para finalizar o trabalho sugeri uma reescrita da história do livro em dupla. Quando falei para o grupo que iríamos colocar os trabalhos no mural da escola eles ficaram entusiasmados, mas disse para eles que precisávamos escrever a historia do livro de forma simplificada para que as pessoas que vissem o nosso trabalho pudessem conhecer a história do livro ter a curiosidade de lê-lo.







Adicionar imagem

Um comentário: